Banco de leite humano

De acordo com a Organização mundial de saúde, toda criança de 0 a 6 meses de idade deve se alimentar única e exclusivamente de leite materno, salvo algumas exceções onde a mãe tem algum tipo de restrição médica, como por exemplo, uma doença infecto-contagiosa. Fora isto, a amamentação além de ser um ato saudável é um momento onde o vínculo mãe e filho é fortalecido.

Mas o que fazer se a mamãe não consegue amamentar ou não produz leite suficiente para o seu bebê? Foi pensando nestas mamães que “O bom do Rio” resolveu falar sobre os bancos de leite humano, da cidade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que nada disto seria possível se não fosse as doações de mulheres que tem excesso de leite.

O Brasil conta com 204 bancos de leite humano, mais 105 postos de coleta de leite, espalhados por todas as regiões do país, formando assim a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. No Rio de Janeiro se encontram 18 bancos de leite e apenas um posto de coleta, que estão distribuídos entre hospitais e maternidades federais, estaduais, municipais e um privado, o Hospital Unimed Petrópolis.

A mãe interessada em doar leite deve procurar qualquer unidade que tenha um banco de leite para se cadastrar. Na unidade escolhida, a mamãe deve passar por uma triagem e se ela for considerada apta para a doação, um profissional da área da saúde vai lhe passar todas as informações para que a doação seja realizada com sucesso.
A mamãe pode realizar a coleta na unidade escolhida, que conta com uma sala especial para a ordenha, ou então em sua casa. Caso a mamãe escolha a segunda opção ela deve tomar certos cuidados (http://www.abpblh.org.br/ordedomicilio.htm), e agendar uma data e horário para que um carro do corpo de bombeiros recolha o leite congelado de sua residência.

Por Carolina Brandão

Anúncios

Sobre Pedro Guimarães

Me chamo Pedro Guimarães, 20 anos, sou estudante de jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Publicado em 22/11/2011, em Educação e cidadania. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: