Creches da Prefeitura do Rio de Janeiro: Uma boa opção

Poucas pessoas sabem, mas a prefeitura do Rio de Janeiro presta um serviço de excelência em suas creches. O município conta com 253 creches próprias e 159 unidades conveniadas, que atendem cerca de 30 mil crianças de 6 meses até 4 anos de idade.

“O bom do Rio” esteve na “Creche Municipal Irmã Dulce”, que fica no Largo Tanque em Jacarepaguá, para conhecer de perto como é o trabalho oferecido aos pequenos cariocas. Fomos recebidos pela diretora Márcia Maria Ferreira dos Santos, que trabalha para o município há mais de 20 anos e está desde 2010 na direção desta unidade.

A primeira coisa que chama a atenção é a limpeza e a organização da creche. Perto da porta principal, ficam a cozinha e a sala da direção. Na cozinha, as merendeiras estão em pleno vapor: todas usam avental e toucas descartáveis. Na creche, as crianças tomam o café da manhã, almoçam, recebem um lanchinho pela tarde e ainda jantam. A diretora nos contou que o cardápio oferecido para as crianças é elaborado mensalmente, por nutricionistas do “Programa de Alimentação Escolar

A creche tem seis salas amplas e arejadas que são divididas em duas turmas de berçário: duas turmas de maternal I e duas turmas maternal II, que contam com cinco educadoras no berçário e quatro educadoras para o maternal. Em cada classe há uma média de 20 crianças. Todas as turmas contam com uma professora concursada e as demais educadoras são agentes auxiliadoras de creche.

As salas são equipadas com aparelhos de televisão, DVD e ventiladores de teto, além de pias adaptadas para facilitar a higienização das crianças. Nas salas, as educadoras realizam atividades que desenvolvem a coordenação motora dos alunos e estimulem a percepção visual e auditiva dos pequenos. A creche também conta com um parquinho na área externa e um pátio interno com diversos brinquedos, além do banheiro que tem mini vasos sanitários e um espaço para o banho com água aquecida, tudo para o conforto das crianças.

Márcia nos levou também a um espaço que está em construção, aonde futuramente irá funcionar uma sala multifuncional, com equipamentos de ponta, que vai oferecer atividades diferenciadas aos alunos com necessidades especiais. Na creche “Irmã Dulce”, existem três alunos com algum tipo de deficiência matriculados, esses alunos recebem acompanhamento especializado por profissionais da Prefeitura, em minicentros para crianças especiais, que ficam fora da creche.
Vale lembrar que para a criança conseguir uma vaga na Creche da Prefeitura, os pais devem inscrever a criança na unidade escolhida e participar de um sorteio público.
Saiba mais em:
http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1616008


Por Carolina Brandão.

Anúncios

Sobre Pedro Guimarães

Me chamo Pedro Guimarães, 20 anos, sou estudante de jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Publicado em 22/11/2011, em Educação e cidadania. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: