O Rio de Janeiro está dentro da nova ordem mundial

O Rio de Janeiro está para receber dois eventos internacionais de grande importância para a cidade: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Sede da imprensa mundial, os olhos do mundo vão estar voltados principalmente para a capital fluminense, cartão de visitas do país, não só com relação aos esportes, mas também com relação ao meio ambiente. Ciente disso, governo e sociedade estão se mobilizando para solucionar qualquer problema existente ligado ao meio ambiente.

 Criado no início de 2011, o movimento “Limpa Brasil”, versão brasileira de uma ação internacional, criada pelo empresário e ambientalista estoniano Rainer Nölvak, tem o objetivo de reunir e incentivar a população da cidade para ajudar na limpeza da mesma. A idéia é despertar a sociedade para os problemas relacionados ao descarte indevido do lixo.

A primeira ação do movimento no Rio de Janeiro aconteceu no dia 05 de junho, e reuniu mais de seis mil pessoas, que incluíam 400 catadores, mais de mil pessoas trabalhando na logística e organização de 20 EcoPontos e cinco mil cidadãos recolhendo lixo que se acumula pelas ruas, calçadas, parques, praias e praças da cidade do Rio de Janeiro. O resultado: num intervalo de oito horas, 17 toneladas de resíduos sólidos destinados para reciclagem.

A repercussão do movimento ganhou força, aliados famosos (como os cantores Milton Nascimento e Chico Buarque) e também aliados políticos, como o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e a presidenta Dilma Roussef. 

Segundo o “Limpa Brasil”, hoje, somente 8% do lixo que segue para os aterros não têm como ser reciclados. Também, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, somente 3% das cidades têm coleta seletiva regulamentada, e por deixar de reciclar, o país perde atualmente, R$8 bi.

Anúncios

Sobre Pedro Guimarães

Me chamo Pedro Guimarães, 20 anos, sou estudante de jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Publicado em 22/11/2011, em Meio Ambiente. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: