Um grupo que desata nós

O grupo “Nós do Morro” foi fundado em 1986, através da ideia da jornalista Guti Fraga com um grupo de jovens moradores do local, com a finalidade de criar acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos do morro do Vidigal, mas atualmente o projeto cresceu e oferece cursos nas áreas de teatro (atores e técnicos) e cinema (roteiristas, diretores e técnicos), abrindo portas para um grande número de pessoas que estão dispostas a trabalharem e estudarem para um dia ser alguém na vida, podendo ser, ou não, moradores do Vidigal.

Para muitos o “Nós do Morro” é uma porta que se abre, a exemplo podemos citar o caso da escritora e coordenadora de audiovisual Luciana Bezerra, que até escreveu um livro, cujo nome é “Meu destino era o nós do morro” para contar sobre suas experiências no grupo como figurinista, diretora, escritora e roteirista. A narrativa do seu livro vai desde infância, nos tempos de onde morou em Maricá e na Rocinha até a sua chegada ao Vidigal, onde vive até hoje. Após sua passagem pelo “Nós do Morro”, ela realizou um curta metragem “Minha Fé”, ganhador de vários prêmios e o episodio “Acende a Luz”, do projeto 5x favela.

O grupo apresenta hoje um grupo de teatro, cinema, oficinas, um elenco próprio, parceiros e até mesmo um projeto de multiplicação, onde atua em diversas cidades com projetos de multiplicação da nossa metodologia e filosofia de vida. A multiplicação começou com o SESC, através do projeto tempo livre, e hoje se espalha por todo o Rio de Janeiro.

Anúncios

Sobre Pedro Guimarães

Me chamo Pedro Guimarães, 20 anos, sou estudante de jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Publicado em 22/11/2011, em Cultura. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: