Rio-Águas

A Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, tem como objetivo planejar, gerenciar e supervisionar ações preventivas e corretivas contra enchentes.
A Rio-Águas trabalha na manutenção dos corpos hídricos do município realizando obras de conservação e desobstrução de canais e rios, além disso, é o órgão responsável pelo planejamento, supervisão e operação, direta ou indireta, do sistema de esgotamento sanitário.

Um dos programas desenvolvidos pela Rio-Águas é o “Saneando a Zona Oeste”, que visa à implantação de sistemas tipo separador absoluto em 21 bairros da região, que compõem a Área de Planejamento 5 (AP5). O mesmo inclui outros programas, como “Saneando Santa Cruz” e “Saneando Sepetiba”.
Uma das metas do programa “Saneando a Zona Oeste” é atingir o aumento de 30% na taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento da AP5 até 2012.

– A meta até 2011 é atingir 12%. Estamos no mês de novembro com 12,41% referente à taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento na AP5, atingindo assim a meta para este ano. Em função da programação da RIOÁGUAS é uma meta viável de ser atingida em 2012 (30%) – explica Paulo Luiz da Fonseca, Gerente de Pesquisas e Suporte Técnico da Rio-Águas e professor de Recursos Hídricos da UFF.

Outra meta da Rio-Águas é reduzir em pelo menos 20% o número de pontos críticos de enchentes na cidade até 2012. O projeto prevê a canalização e dragagem de treze rios na região de Jacarépaguá.

– A meta para 2011 é atingir 10%. Estamos no mês de novembro com exatamente 23 pontos críticos com intervenções executadas, o que corresponde a 10%. O cronograma está sendo cumprido dentro do planejado – explicou Paulo.

Perguntado sobre valores gastos, Paulo afirmou não ter tais informações.

Anúncios

Sobre Pedro Guimarães

Me chamo Pedro Guimarães, 20 anos, sou estudante de jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Publicado em 23/11/2011, em Meio Ambiente. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: