Contra a pobreza, a favor da arte

A população que vive nos morros do Rio de Janeiro sempre sofreu preconceitos por outra parte do povo, por ser pobre e às vezes, também por ser em sua maioria negra, mas isso nunca os impediu de expressar sua arte. O texto “Um grupo que desata nós” é mais uma das evidências que comprovam a recente valorização da cultura popular. Em um país onde prevalece a desigualdade social, o primeiro grande passo é reconhecer as instituições que nadam contra a corrente e lutam por justiça. O destaque que as ações sociais vêm ganhando ultimamente é notório e se faz presente em todos os veículos de informação. A internet é uma maneira de disponibilizar a realidade a todos e atrair adeptos e sensibilizados pela causa, muito justa, por sinal.

O grupo “Nós do Morro” inclui na sociedade aqueles que, historicamente, já são excluídos e visa proporcionar aos seus membros uma interação na sociedade através de cultura, arte e visão critica da real situação do Rio de Janeiro e do Brasil. Com isso, além de fortalecer a cultura da cidade, ajuda pessoas como crianças, adolescentes e até adultos a buscar a vida fora dos morros do Rio de Janeiro.

Isso tudo é a prova de que a arte não escolhe hora, lugar ou etnia. Simplesmente acontece. Ações desse tipo deveriam ser mais freqüentes, incentivando não só a população dos morros, mas de toda a cidade a fazer a arte e colaborar para a cultura do Rio de Janeiro, o qual deixaremos para nossos descendentes.

Anúncios

Sobre Pedro Guimarães

Me chamo Pedro Guimarães, 20 anos, sou estudante de jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Publicado em 23/11/2011, em Editorial. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: